Incansável realizadora de projetos e ações sociais, o Centro de Educação Recanto
Verde foi pioneira em sua comunidade na prática de Pedagogia de Projetos. Ao longo
de sua trajetória educacional, desenvolveu inúmeros projetos pedagógicos de cunho
social dentre os quais podemos destacar:
• Projeto Museu, Arte e Cultura (1999). Resgate da identidade histórica do bairro
de Águas Claras.
• Projeto Terra, Um Planeta em Agonia (2000). Despertar da consciência
ambiental.
• Projeto Que País é Esse? (2003). Valorização da pluralidade cultural brasileira.
• Projeto Você tem fome de quê? (2006). Reeducação alimentar.
• Projeto Sexualidade na Adolescência (2007). Reconstrução da consciência
sexual.
• Projeto África – Nossa Identidade Cultural (2007). Reconhecimento da influência
africana na formação da cultura baiana.
• Projeto Parasitoses Humanas (2008). Compreensão da importância do
saneamento básico para a prevenção de doenças.
• Projeto PROERD (2007 / 2008) _ Parceria com a Polícia Militar no combate às
drogas e à violência.
• Projeto Amado Jorge (2010) Tributo literário ao escritor baiano Jorge Amado.
• Projeto Vivendo Vinícius (2011). Apologia a obra do poeta e músico, Vinícius de
Moraes.
• Projeto Leitura, Uma Fantástica Viagem! (2012). Despertar do gosto pela leitura.
• Projeto Cultura Nordestina (2014) Reconhecimento e valorização da cultura
popular nordestina.
• Projeto Salve Salvador! (2015). Resgate da identidade cultural e histórica da
capital baiana.
• Projeto Feira das Profissões (2015). Identificação das competências e
habilidades específicas exigidas nas profissões mais procuradas atualmente.
• Projeto Democratizando o Saber (2017) – Oferta de aulas gratuitos ocorridas
mensalmente à comunidade local, objetivando preparar jovens para o ENEM
(Exame Nacional do Ensino Médio).
• Projeto Ubuntu – Cultivando uma Cultura de Paz (2019) – Promoção do
despertar de uma consciência de paz por meio do combate à violência em suas
mais diversas manifestações.
Ressaltamos que os projetos listados acima vislumbraram não apenas os aspectos
conceituais como também os procedimentais e os atitudinais e que eles contaram
ainda, de modo paralelo, com a contribuição de mini-projetos sociais como as Gincanas
Estudantis e Campanhas de Doação que cumpriram seu papel cidadão arrecadando
alimentos, livros, roupas, calçados e brinquedos para doação às instituições de
caridade.