O Centro de Educação Recanto Verde fundamenta seu Projeto Político Pedagógico na Tendência Progressista, Crítico-Social dos Conteúdos, o que fundamenta nossas ações em uma perspectiva de Educação com Responsabilidade Social. Com uma práxis pedagógica pautada no Sociointeracionismo de Vygotsky, na Pedagogia Libertária de Paulo Freire e na Psicogênese de Wallon, objetivamos despertar no aluno o reconhecimento de sua identidade cidadã a partir das trocas ininterruptas entre si e o meio no qual encontra-se inserido, sempre de modo lúdico e afetivo, dialogando com as novas tecnologias da era digital..
Comprometidos com tal princípio filosófico, desenvolvemos projetos didáticos construídos de forma que venham estimular a afetividade, bem como a interação do educando em seu meio, partindo da premissa que o aluno é um sujeito social, político e histórico. Vislumbramos, portanto por meio de nossa proposta pedagógica, despertar nos envolvidos nesta instituição de ensino o desejo de transformar o nosso ambiente em um espaço de formação de pessoas mais competentes e humanas, integrantes de uma sociedade mais coerente e com vidas mais prazerosas.
A abordagem pedagógica adotada no CERV baseia-se no princípio de que cada ser humano é o agente construtor de sua própria história, de seu conhecimento e coagente, co-responsável pela construção da história do grupo.
Em nossa plataforma de ensino os conteúdos estão distribuídos nas diversas áreas de
estudos abrangendo, não só conceitos, fatos e princípios, mas também atitudes,
comportamentos e valores adotando como proposta, o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares onde os alunos aplicam os conceitos e comportamentos através dosconteúdos escolares que possibilitam a formação adequada às novas necessidades da
contemporaneidade.
Compreendendo que a educação baseada numa visão de totalidade não se restringe
apenas aos aspectos quantitativos, realizamos também avaliações formativas,
humanizando assim um processo institucionalmente, tão sistemático. Dispomos de
recursos de tecnologia digital de ponta que atuam auxiliando o professor na busca pelo objetivo maior que é assegurar a aprendizagem dos alunos, garantindo a construção do conhecimento de forma que ele seja estimulado a aprender cada vez mais.
A nossa prática pedagógica na Educação Infantil é igualmente voltada para a construção do conhecimento pela criança a partir da interação estabelecida entre si e o meio físico e social, sob mediação atenta e ininterrupta dos professores. Convictos de que o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente desde a mais tenra idade e do controle da própria criança sobre a obtenção e organização de suas experiências com o mundo exterior, propiciamos que elas aprendam e construam a própria autonomia, reconhecendo-se enquanto pessoas, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre envoltos num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza as experiências, curiosidade e o próprio saber infantil.
Clarificado o papel desta instituição sob a ótica da psicologia histórico-cultural de Vygotsky e Paulo Freire, reafirmamos a relevância da construção do conhecimento do mundo e da formação pessoal do sujeito por meio da vivência das práticas culturais, da interação com o outro e, especialmente, da linguagem em suas mais diversas expressões. Adotamos assim uma postura pedagógica condizente a esse processo vislumbrando professores e estudantes como construtores de um processo de ensinoaprendizagem onde ambos são agentes ativos, cooperando para o aprendizado mútuo e completamente inseridos nessa era digital. As atividades desenvolvidas em sala de aula, portanto não só respeitam como consideram o histórico social e cultural de cada indivíduo, lançando mão de recursos tecnológicos inovadores a fim de propiciar a construção desse conhecimento de forma prazerosa e com significativa proximidade da realidade de vida de cada estudante.